Informações da Vaga

Analista Fiscal


R$ 2.610,43 - R$ 2.610,43

Descrição

  • Diariamente analisa e confere NFs de entrada e saída de mercadorias e serviços bem como itens de importação verificando o correto cálculo e detalhamento dos tributos a serem recolhidos de acordo com a legislação fiscal e procedimentos internos zelando pelo cumprimento fiscal pela empresa: apura os impostos ou confere o cálculo correto (PIS, COFINS, IPI, ICM dentre outros) e prepara a emissão das Guias para o recolhimento ou compensação dos débitos.
  • Orienta as demais áreas (Contabilidade, Vendas, Importação, etc.) na observação correta quando do recebimento de documentos na entrada e saída de produtos. Pode atuar na abertura/fechamento de filiais orientando a atividade burocrática frente a órgãos públicos.
  • Busca orientações e soluções referentes ás suas atividades na escrituração fiscal: acessa bibliografia, textos , Internet, etc. com o objetivo de atualizar-se sobre a legislação fisco-contábil , auxilia no atendimento de Fiscais e Auditores prestando-lhes os esclarecimentos solicitados ou responsabiliza-se pela emissão de documentos diversos (questionários de Órgãos Públicos, por exemplo) para cumprimento de exigências legais. 
  • Prepara arquivo magnético de dados contendo os lançamentos fiscais para apuração de estoques e devidos impostos para controle do Fisco: detalha a posição do estoque, entradas e saídas em termos de valores e tributos e encaminha para contabilização. 
  • Eventualmente participa no planejamento tributário gerando dados necessários para subsidiar decisões dos superiores sobre opções de tributação. 
  • Acessa os sites das Prefeituras Municipais e cadastra os serviços tomados de prestadores locais para a correta tributação e recolhimento dos impostos devidos  bem como acessa o cadastro informatizado dos fornecedores da empresa  verificando a inserção correta das alíquotas dos produtos e serviços prestados. Na eventualidade de divergências processa a correção dos dados cadastrais e notifica as áreas tomadoras, para esclarecimentos junto aos fornecedores e prestadores.
  • Prepara mapas e quadros demonstrativos diversos sobre o desempenho da área para controle dos superiores.
  • Mantém controle e cuida da organização do arquivo de documentos processados na área para fazer frente às eventuais fiscalizações, controles internos ou contabilização. 
  • Periodicamente faz a conciliação fisco-contábil para análise, apuração e eventuais correções dos tributos municipais, estaduais e federais decorrentes da atividade da empresa, baseando-se na movimentação de entradas e saídas de mercadorias, prestação de serviços e outros. Emite as respectivas Guias, colhe aprovação e encaminha para pagamento, arquivando cópias para controle bem como providencia e despacha documentação diversa (cartas, formulários, declarações, etc.) para comprovação dos recolhimentos aos Órgãos Públicos envolvidos. 
  • Auxilia no processo de contabilização da empresa dando suporte na conciliação de contas e extratos bancários, cadastramentos de clientes, fornecedores e produtos, etc.
  • Pode participar no atendimento da fiscalização ou Auditorias Internas recolhendo, separando e disponibilizando documentos para verificação. Presta os esclarecimentos necessários e procede às correções devidas nos procedimentos, conforme orientações.
  • Executa outras tarefas relacionadas com o cargo, a critério do superior.

Requisitos

Responder pela escrita fiscal, lançamento de registros de notas fiscais, apuração e declaração de impostos, atender às fiscalizações em todos os âmbitos, organizar e classificar documentos contábeis; conciliar contas de impostos ICMS, IPI, PIS, COFINS, ISS, ERPs, consolidar conversões realizar conciliação contábil, lançamentos contábeis, emitir guias de recolhimento, nota fiscal eletrônica de venda, entrega futura, triangulação, importação, exportação, serviços, entre outros, atuar com substituição tributária e antecipação tributária, realizar a legislação tributária, SINTEGRA, SPED fiscal (EFD), elaborar e análisar balanço e DRE, efetuar a conciliação e fechamento de balancetes mensais, NFe, livros fiscais, apurações de impostos, declarações federais e estaduais, SPED fiscal e contribuições.

ESPECIFICAÇÕES DO CARGO 

COMPETÊNCIAS TÉCNICAS:

Escolaridade: Curso Superior completo (Administração de Empresas, Ciências Contábeis,

Economia)

Cursos desejáveis: Office básico

Experiência acumulada desejável: De 3 a 5 anos